miércoles, 31 de octubre de 2012

MUNDIAL DE TAILANDIA: LA FIFA EXIGE A BRASIL QUE RETIRE DOS ESTRELLAS DE SU CAMISETA


Em incidente diplomático, Fifa pede saída de estrelas da camisa do Brasil
Entidade questiona homenagem às conquistas dos Mundiais de 1982 e 1989, organizados pela extinta Fifusa. CBFS afirma que não vai mudar uniformes
Capitão da seleção, Vinucius exibe a camisa brasileira com seis estrelas (Foto: Reuters)
Campeã mundial em 1982, 1985, 1989, 1992, 1996 e 2008, a seleção brasileira de futsal enfrenta um pequeno problema diplomático antes do início da Copa do Mundo da Tailândia, nesta quinta-feira. Gestora do futsal a partir de 1989, a Fifa exigiu a retirada de duas estrelas do uniforme brasileiro, referentes às duas conquistas não reconhecidas pela entidade (82 e 85). Apesar da exigência, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) informou que não fará alterações em sua camisa. Ao menos durante a disputa deste Mundial.

“Não podemos mudar o uniforme agora, porque estamos a dois dias da competição. Só temos camisas com seis estrelas e são elas que nós usaremos na Tailândia. Como podemos mandar fabricar novos uniformes na véspera de uma competição?” questionou o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos.

Disputado pela primeira vez em 1982, o Mundial de Futsal era organizado pela extinta Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). Em 1989, porém, a Fifa decidiu incorporar a modalidade, o que levou a maioria dos países a se desfiliarem da Fifusa.
O Brasil foi um deles e, em 1989, a seleção canarinho conquistava a primeira Copa do Mundo organizada pela Fifa, na Holanda. Desde então, a entidade máxima do futebol organizou mais cinco Mundiais, tendo três desses sido vencidos pelos brasileiros.

Camisa do Brasil foi pré-aprovada pela Fifa antes do embarque para o Mundial (Foto: Divulgação / CBFS)
À frente da CBFS desde 1979, Aécio de Borba Vasconcelos frisou que o Brasil sempre participou de competições Fifa com uniformes onde as conquistas da Era Fifusa eram relembradas. A proibição das estrelas referentes aos Mundiais de 1982 e 1985 pegou o dirigente de surpresa.

“Nunca tivemos problemas quanto a isso. Em 1989, jogamos o Mundial com duas estrelas na camisa. Em 2008, no Brasil, atuamos com cinco estrelas na camisa e não houve qualquer tipo de reclamação por parte da organização” revelou.

O dirigente lembrou ainda que o atual uniforme brasileiro foi pré-aprovado antes do embarque para a pré-temporada no Japão. De acordo com Aécio, um inspetor da Fifa já havia vistoriado as peças de roupa e não havia constatado qualquer irregularidade.

“Se eles tivessem falado algo antes, nós poderíamos até respeitar a posição deles. Só que esse uniforme foi pré-aprovado e só aqui na Tailândia vieram observar esse detalhe. Creio que a observação partiu de algum agente novo, que não está acostumado a nos acompanhar”  afirmou.

Por fim, o presidente da CBFS destacou que, caso a Fifa continue questionando as estrelas do uniforme brasileiro, o grande prejudicado com isso será o próprio futsal.

“Quem ganhou os Mundiais organizados pela Fifusa não foram Brasil e Paraguai (1988) e sim o futsal. A organização de uma Copa do Mundo foi uma conquista do nosso esporte. O fato de as competições terem promotores diferentes não modifica nada” finalizou.

Confira todos os campeões do Mundial de Futsal

Organizados pela Fifusa

1982 - Sede: Brasil; Campeão: Brasil
1985 - Sede: Espanha; Campeão: Brasil
1988 - Sede: Austrália; Campeão: Paraguai

Organizados pela Fifa

1989 - Sede: Holanda; Campeão: Brasil
1992 - Sede: Hong Kong; Campeão: Brasil
1996 - Sede: Espanha; Campeão: Brasil
2000 - Sede: Guatemala; Campeão: Espanha
2004 - Sede: Taipé Chinesa; Campeão: Espanha
2008 - Sede: Brasil; Campeão: Brasil
2012 - Sede: Tailândia

No hay comentarios:

Publicar un comentario